O LHiCEAI trabalha em cooperação com os seguintes projetos de pesquisa. 

 2016 - Atual - PROGRAMA NACIONAL DE NÚCLEOS EMERGENTES - CNPq/FAPEMA.

CARACTERIZAÇÃO OCEANOGRÁFICA EM UM ESTUÁRIO DE MACRO MARÉ LOCALIZADO NA INTERFACE AMAZÔNIA-SEMIÁRIDO FACE A CENÁRIOS DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS: BAÍA DE SÃO MARCOS.

Descrição: É crescente a necessidade de se estabelecer, como os estuários localizados em regiões tropicais, principalmente os estuários localizados na interface Amazônia­Semiárido dominado por macro maré, respondem às mudanças no uso e ocupação dos solos na bacia de drenagem e ao desenvolvimento das diversas atividades, tais como; agricultura e fruticultura irrigadas, aquicultura e a atividade portuária. O avanço de águas marinhas pode minimizar o aporte de sedimentos para a Baía de São Marcos e região costeira adjacente em época de pequena descarga fluvial, gerando uma maximização dos processos costeiros, como por exemplo, a erosão.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

 Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1). 

Integrantes: Francisco Jose da Silva Dias - Coordenador / Carlos Eduardo de Rezende - Integrante / Marco Valerio Jasem Cutrim - Integrante / Audalio Rebelo Torres Jr - Integrante / Ricardo Luvizotto Santos - Integrante / Luiz Landau - Integrante / Alvaro Luiz Gayoso de Azeredo Coutinho - Integrante / Marcelo Gomes de Almeida- Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - MA.

                   

2016 – Atual: CIRCULAÇÃO HIDRODINÂMICA E TRANSPORTE DE SEDIMENTOS EM SUSPENSÃO NA REGIÃO DE INFLUÊNCIA DA DRAGAGEM DE MANUTENÇÃO DO CANAL DE ACESSO AO COMPLEXO PORTUÁRIO DO ITAQUI, BAÍA DE SÃO MARCOS (MA): OBSERVAÇÕES E MODELAGEM MATEMÁTICA.

Descrição: A presente proposta objetiva a concessão de recursos de capital e custeio, para realização dos estudos propostos no âmbito da Variação Espaço-Temporal do Campo de Correntes e Fluxos de Sedimentos em Suspensão na Região Portuária de um Estuário de Macromaré Localizado na Interface Amazônia-Semiárido: Baía de São Marcos ? MA, a fim de subsidiar o conhecimento dos impactos de um possível aumento das concentrações de sólidos totais em suspensão (TSS) na coluna d`água face ao avanço da intrusão salina e minimização das precipitações, bem como  determinar possíveis locais de deposição e/ou erosão.. 


Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
 Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . 

Integrantes: Francisco Jose da Silva Dias - Coordenador / Audalio Rebelo Torres Jr - Integrante / Ricardo Luvizotto Santos -Integrante / Vinicius Henrique Maciel dos Santos - Integrante / Vivian Sales Santos - Integrante / Rômulo de Araújo Soares - Integrante / Vanessa Gomes da Silva Aroucha de Assis - Integrante / Rubens Marques da Silva Junior - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento. Científico e Tecnológico - MA (FAPEMA).

2016 - Atual A BIOGEOQUÍMICA DE CONTAMINANTES NO ANTROPOCENO: IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS SOBRE  A BIODISPONIBILIDADE DE CONTAMINANTES.

 

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luiz Drude de Lacerda em 01/02/2016.

 Agência de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação (CNPq).

Descrição: A presente proposta se enquadra na linha 2 da chamada MCTI/CNPQ/ANA no. 23/2015 ? Pesquisa em Mudança do Clima, na qual aborda a área de pesquisas em ecossistemas da zona costeira com ênfase na análise de dados para detecção de tendências de impactos associados à mudança do clima, na identificação e análise de risco. A proposta aborda tema ainda pouco compreendido sobre os efeitos das mudanças climáticas sobre a biogeoquímica do legado de poluição ambiental deixado pelas atividades antrópicas nos últimos 150 anos, porém ainda passível de remobilização ameaçando recursos naturais e a saúde humana. 

 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (4)

 
Integrantes: Francisco Jose da Silva Dias - Integrante / Alvaro Ramon Coelho Ovalle - Integrante / Carlos Eduardo de Rezende - Integrante / Rozane Valente Marins - Integrante / Luiz Drude de Lacerda - Coordenador / Mariany Cavalcante - Integrante / Audalio Rebelo Torres Jr - Integrante / isabele BEZELGA CARACAS - Integrante / STEPHANE MONIER - Integrante / Cedric Garnier - Integrante.

 

2013 - ATUAL: Avaliação do balanço líquido e de materiais na interface continente-oceano da costa Maranhense: Igarapés Perizes e Sampaio, Baía do Arraial (MA).

Descrição: Avaliação do balanço liquido e de materiais em uma região de macro maré, com forte minimização dos fluxos fluviais e suas implicações sobre a dinâmica das correntes e transporte de materiais nos estuários dos Igarapés Perizes e Sampaio, que deságuam na Baía do Arraial (MA), a fim de subsidiar o monitoramento dos diversos usos da água deste importante ecossistema. A proposta tem caráter inovador, haja vista a escassez de estudos desta natureza na região.


Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . 
Integrantes: Francisco Jose da Silva Dias - Coordenador / José Edvar Aguiar - Integrante / LACERDA, L.D - Integrante / James Werlen Jesus Azevedo - Integrante / Antônio Carlos Leal de Castro - Integrante / Lais Costa Terto - Integrante / Orlando Gomes Monteiro - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - (CNPq).



 




2012 - 2015Avanço da intrusão salina em estuários da costa maranhense: mudanças climáticas ou ações antrópicas?
Descrição: O presente projeto visa realizar uma avaliação e monitoramento do avanço da intrusão salina e suas implicações sobre a dinâmica das correntes e transporte de materiais nos estuários dos Igarapés Perizes e Sampaio, que deságuam na Baía do Arraial (MA), a fim de subsidiar o monitoramento dos diversos usos da água deste importante ecossistema.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . 
Integrantes: Francisco Jose da Silva Dias - Coordenador / José Edvar Aguiar - Integrante / LACERDA, L.D - Integrante / João MS Zottele - Integrante / James Werlen Jesus Azevedo - Integrante / Antônio Carlos Leal de Castro - Integrante / Lais Costa Terto - Integrante / Orlando Gomes Monteiro - Integrante / Leonardo Silva Soares - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2


 

2011 - 2013Rede Clima
Descrição: Instituída pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em sua Portaria nº 728, de 20 novembro de 2007, e alterada pela Portaria nº 262 de 2 de maio de 2011, a Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede CLIMA) tem como missão gerar e disseminar conhecimentos para que o Brasil possa responder aos desafios representados pelas causas e efeitos das mudanças climáticas globais.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação (2) . 
Integrantes: Luiz Drude de Lacerda - Coordenador da SubRede Oceanos  / Francisco Jose da Silva Dias - Integrante  / Pedro Silveira Calixto - Bolsista IC    / Beatriz lima Vieira - Bolsista IC.
Financiador(es): Ministério da Ciência e Tecnologia - Bolsa.

Site: Rede Clima

2009 - 2013Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Transferências de Materiais Continente Oceano
Descrição: Quantificar o transporte, transformações e destino de sedimentos, nutrientes, matéria orgânica e metais-traço do continente para o mar na costa leste-nordeste brasileira e sua interação com as cadeias produtivas locais e processos naturais; subsidiar a construção de cenários ao desenvolvimento sustentado da região costeira face às mudanças regionais e globais; e contribuir para a diminuição das desigualdades regionais no que tange a formação de recursos humanos e desenvolvimento científico avançado. . 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação (40) / Mestrado acadêmico (30) / Doutorado (15) . 
Integrantes: Rozane valente Marins - Coordenadora UFC / Luiz Drude de lacerda - Coordenador Geral / Luís Parente Maia - Integrante / Rivelino Cavalcante Martins - Integrante / Maria Odete Parente Moreira - Integrante / Francisco Jose da Silva Dias - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Site: INCT-TMCOcean


2010 - 2012Avaliação da estrutura térmica do açude Castanhão durante as estações de chuva e seca de 2012. In: Uso de imagens de satélite como subsídio de monitoramento para gestão de reservatórios no nordeste brasileiro. O caso do reservatório Castanhão (Ceará).
Descrição: Avaliar as técnicas de produção aquícola existentes no reservatório Castanhão para qualificar e quantificar o uso de fertilizantes que podem alterar o grau de trofia das águas represadas. A proposta contempla a comparação de dois métodos de classificação de imagens de satélite que serão usadas para quantificação dos teores de clorofila a , usada como indicadora do nível trófico do reservatório.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Doutorado ( 1) . 
Integrantes: Vicente de Paula Silva Filho - Integrante / Francisco de Assis Tavares Ferreira da Silva - Integrante / Antonio Macilio Pereira de Lucena - Integrante / Arnobio de Mendonça Barreto Cavalcante - Integrante / Francisco Jose da Silva Dias - Integrante/ Rozane Valente Marins - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.. 

Site: Biogeoquímica Costeira 

LHiCEAI - Av. dos Portugueses s/n, Campus do Bacanga. Cep: 65085-580. Tel: 98 3301-8567. São Luís - MA.

Crie um site gratuito com o Yola.